quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ÍCONE LAGOENSE "Só quem é rubro negro consegue entender essa paixão."







No programa do dia 13/08  solucionamos um grande mistério de  Lagoa formosa ...MITO OU VERDADE  que Wander De Matos Santana , 57 anos ,carpinteiro, conhecido como Siriguia em Lagoa Formosa ,tinha um urubu de estimação?
[  ] MITO     [x] VERDADE
Não só um, mas 2 urubus de estimação , o Zico e o Romário.
Romário,ficou por pouco tempo com ele ,pois foi curtir a liberdade.
O Zico (homenagem ao “melhor jogador da Terra”)ficou  com ele por 5 anos .Zico recebia um tratamento especial todos os dias , com direito a banho de xampu e comida na boca.  Mas, acabou sendo vítima de uma covardia.Segundo Siriguia “o pé gela só de lembrar”.
Siriguia, é um verdadeiro exemplo de amor e fanatismo, quem nunca viu ele, pelas ruas de nossa cidade, esbanjando seu amor pelo tão adorado time sempre BEM CARACTERIZADO.

Você é o tipo que só acredita vendo?
Então assista:




PASSE O MOUSE --> O Programa Racha Cuca é contra a violência do ser humano aos animais e promove essa ideia.



Bendito é o fruto entre as mulheres

Isso mesmo! Mais uma peça rara para fazer parte das suas tardes de sábado das 12:00 às 14:00 horas! Ah... e seja bem vindo Sr. Breno Fonseca, (formalidade as vezes cai bem).

Fique ligado (a) na Piedade FM 87,9 Mhz - LAGOA FORMOSA / MG

OUÇA ONLINE!








Resgate Cultural

Nosso 2º programa (dia 06/08/11) contou  com a participação de Ilmar Amaral Júnior, 21 anos, ex morador de Lagoa Formosa , que atualmente cursa direito na UFU , onde tem uma banda cover dos Beatles, que se chama “Black Jacks”.
             

Ilmar veio nos falar um pouco sobre um gênero de música que andava muito esquecido pelo povo brasileiro :A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, mas especificamente o movimento TROPICALISTA .
"O quê? Nunca ouvi falar..."

Calma vamos explicar...
 O universo musical brasileiro estava saindo dos embalos da bossa nova, quando mergulhou num movimento cultural contestador e vanguardista, em plena década de 60, a Tropícalia ou Tropicalismo.(Vale lembrar que nesta época o Brasil lutava contra as sementes iniciais da censura dos militares.)
 Tropicália não era exatamente uma nova modalidade musical, mas principalmente uma renovada forma de agir e de participar do cenário cultural nacional, com ares críticos e transformadores.

E foi com uma atitude despojada e muita vontade de experimentar novos ritmos e sons, que artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, Rogério Duprat e o grupo Mutantes encabeçaram nesse novo capítulo da música brasileira.Misturando elementos provenientes do rock ‘n roll, dos gêneros regionais e das populares canções de rádio, revolvendo todo esse “terreno” para semear e trazer sementes novas, misturar laranja com mamão ou abacateiro que amanhece, será tomate , anoitece e será mamão.

Esses artistas buscavam a criação de novidades estéticas capazes de oferecer uma nova perspectiva de arte, mundo, política e comportamento.

Em maio de 1968, começaram as gravações do álbum que seria o manifesto musical do movimento, do qual também participaram artistas como Gal Costa, Nara Leão, Os Mutantes, Tom Zé - além dos poetas Capinan e Torquato Neto e do maestro Rogério Duprat (reponsável pelos arranjos do LP).

O LP foi eleito em uma lista da versão brasileira da revista Rolling Stone como o segundo melhor disco brasileiro de todos os tempos.


Nunca ouviu? Clique aqui para -> BAIXAR

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Rádio: a caixinha acompanhante na década de 60


A rotina dos jovens de Lagoa Formosa na década de 60, não passava de apenas alguns finais de semana nos bailes da sede social, um encontro com os amigos para curtirem as músicas do “iê iê iê” ou até para ensaiarem alguns passos de dança que só foram se firmar ao som dos Beatles.As famílias eram conservadoras, por isso era costume “ dormir com as galinhas”, um clã característico até os presentes dias em algumas poucas residências.
Mas antes de se deitarem as mulheres e os jovens que não poderiam dar-se ao luxo de saírem á noite, não havia outra alternativa se não fosse se colocarem ao redor de um rádio, costumeiramente colocado sobre uma mesa ao centro da sala de visita, e apreciarem os programas radiofônicos quase sempre sertanejos e produzidos pela Rádio Nacional de São Paulo, em sua maioria.

Era curioso como todas as casas tinham um rádio, á pilha ou á eletricidade.Logo que chegasse em qualquer casa, o primeiro cômodo era uma sala onde ficava geralmente uma mesa quadrada, forrada com forros marcados ou aplicados pela senhora dona de casa.Sobre ela, senão houvesse um quadro de santo, havia um globo de vidro com flores de plástico mergulhadas em água ,uma imagem de santo e o rádio, que era certamente uma peça imprescindível.

Fonte: "Das histórias de colo ao canto da alma" , Autor: Célio Moreira da Fonseca

Nosso 1º Programa 30/07/11



 
Na manhã de sábado dia 30/07, ás 12:03, o Programa Racha Cuca se apresentou a todos os ouvintes de Lagoa Formosa, este foi  apresentado por Karol Martins, Ana Andrade e Júlia Fernandes. Em comemoração dos 10 anos da Rádio Piedade FM, surgiu a ideia do tópico " O que você fazia a 10 anos atrás? ". A resposta mais criativa foi a do ouvinte João Vitor.
 E na estréia do programa houve uma entrevista com o Elmiro Lopes, que tem 30 anos, é professor de História e pesquisador de música.Mudou-se de Lagoa Formosa aos 18 anos e mora atualmente em Uberlândia. Elmiro nos contou sobre suas lembraças de Lagoa Formosa, os amigos que na época lhe apresentaram muitos sons como por exemplo o Wenderson (popularmente conhecido como "doido") e o "Absurdo", (que teve um programa na Rádio Piedade FM).
A música sempre esteve presente na vida de Elmiro:




"Hoje em dia eu trabalho com pesquisa musical, eu gosto de ouvir as músicas em vinil, em LP, pois é o formato original onde as músicas foram lançadas, e a capa do LP também é uma arte que permite que você entenda melhor a obra daquele artista, entenda melhor suas músicas.A música não é só um pano de fundo, a música é uma  coisa que está sempre presente em nossas vidas, que eleva nossas almas pra que a gente continue lutando, acreditanto nas coisas e vá tocando o barco."

E Elmiro termina a entrevista deixando uma mensagem para todos os jovens:
" A juventude tem o que dizer, e ela sabe como dizer."

Ondas de Cultura Alternativa...



Ao longo dos anos, o jovem foi perdendo seu interesse em criar algo diferente, algo original, algo que  demonstrasse tudo aquilo que realmente ele é. O tempo todo procuramos frases, livros, músicas, que falem por nós, mas nunca falamos sobre nós mesmos... sobre nossa cultura,nossa cidade, nossa REALIDADE! Percebendo isso , surge a ideia de um programa de rádio,em que o jovem pudesse interagir de várias maneiras, que não só se resume a um simples pedido de música,mas que fique por dentro do que acontece/aconteceu em nossa cidade, estado ou país.
Desde o primeiro momento, sabíamos que muitas pessoas, talvez iriam achar a ideia do programa de rádio uma perda de tempo , e o que temos a dizer para essas pessoas?

" - UMA LONGA CAMINHADA COMEÇA COM UM PRIMEIRO PASSO...."


Sem rótulos