quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Quem nunca teve saudade dessa época tão feliz chamada INFÂNCIA?





   Para comemorar o DIA DAS CRIANÇAS (12/10) o Racha Cuca fez um programa muito especial, diferente e nostálgico para fazer relembrar os bons tempos dos ouvintes que se sentem eternas crianças...

  “ Do que você mais sente falta da INFÂNCIA? ”

  “ Como você vê a infância de hoje? “

   Foram essas as perguntas feitas em um tópico de nossa COMUNIDADE no orkut, vamos ver a opinião de nossos ouvintes :

Eduardo Horton - Sinto vontade de andar de trole e soltar pipa, e também de ir pro sapé pescar, hoje acabou, sou grande pra caber num trole, não sei mais fazer pipa e o sapé tá virando um ponto de usuários de droga, então, só me resta olhar pra frente e tentar passar para os meus filhos uma infância mais sadia e dotada do principal ingrediente que a cada dia se torna mais raro, a simplicidade!(mais ate hoje eu ainda sou um molecão, vejo TV Globinho mesmo e fiko brabu se mudar o canal!)

Fernando Van Rallen - Minha infância não foi totalmente diferente de hoje não, a diferença é que hoje eu tenho o que eu queria ter quando era criança XD
O que eu sinto falta nessa época, eram os desenhos realmente bons e dos vídeo-games antigos como SNES e PlayStation 1 inesquecíveis. Ah, outra coisa tbm q eu sinto saudade era de quando eu "morava" no clube. Hoje, mesmo se eu tivesse cota naquilo, o maximo q eu ficaria lá era 5 minutos.
Sobre a infância de hoje, se é que ela existe, eu acho uma bosta.
Essa molecada nem fica em porta de rua mais brincando como era antigamente.
    Na minha época, eu com 7 anos assistia bananas de pijama, hoje meninas de 7 anos vêm outro tipo de banana e sem pijama mesmo.
E aqueles pivete de 8, 9 anos que ficam na internet mandando menina tira a roupa pra eles em webcam.
E as festinhas de escola então?
Na minha época era o esquema menino leva salgado e menina leva refrigerante ou vice-versa.
E Hoje?!
Pirralho de quinta série com 11 anos já da o grito "ae galera, as mulher traz vodka ae e nois home arruma a farinha!!"

Cláudio Andrey - Sinto saudades de brincar com os amigos, pega-pega, policia e ladrão, esconde-esconde, quando não tinha aula eu via desenho a manha inteira, tinha o band kids de tarde passando cavaleiros do zodíaco, bucky, inuyasha, não existia rebelde, existia chiquititas, jogar Super Mario no Super Nintendo era o máximo e jogar playstation 1 então? Eu ia para o clube e "morava" lá, brincava na rua, corria descalço, quando escurecia minha mãe me gritava e eu ia embora.
   Acho que as crianças de hoje em dia perderam a inocência, hoje todo mundo tem celular, um jogo só tem graça se ele for "foodaaaa", as crianças de hoje não querem correr na rua, só querem o "ultimo lançamento" que passa na propaganda do SBT, para achar os filhos os pais ligam pra eles, nesse ritmo, daqui a alguns anos não haverá infância, apenas "jovens adultos".

Wellington - Ahhhh minha infância foi normal... rsrsrsrsrsrs. Eu só desligava os padrões das casas, batia e apanhava na escola, esfolava os braços e joelhos, batia na minha irma mais nova, sumia de casa deixando meus pais descabelados, jogava pedra em cima das casas, brincava de salada mista rsrsrsrsrs... tentavam me afogar na prainha (atualmente titanic, bera da lagoa) ia para as roças de bike, super divertido... dentre várias coisas.
    Ah!!! nunca vou esquecer dos desenhos irados que tinha na TV (hj é uma porcaria) he-man, caverna do dragão e jaspion.
    Antigamente tínhamos infancia de verdade, não existia depressão nas crianças - hj tem... as crianças eram mais espertas - hj são super pamonhas só pensam em ficar em frente ao P.C por isso que existi a obesidade infantil, tudo que acontece tem que levar ao psicólogo e etc...
Enfim nunca vou esquecer da minha infancia e aproveitem bastante, pois é só uma vez na vida que fomo crianças e isso ninguém me tira...

Laísa Araújo - Eu sinto saudade da inocência. É. De coisas que antes pareciam sentido, e hoje a gente nem liga mais. Tipo brincadeiras de roda, pega ladrão, bandeirinha. Ou aqueles lanches que a gente fazia, pirulitos com mola, em forma de chupeta, com açúcar... há tanta coisa que a gente sente falta. Dos joelhos esfolados, de ter alguém para te levar à escola. De dormir no sofá, e acordar na cama. E ao acordar ir enrolado no cobertor ver Looney Tones, ou Teletubbies.
    A infância de hoje, diga-se de passagem, NÃO é infância. Eles fazem o que a gente só conseguiu fazer agora. Com 10 anos eu tinha aqueles celulares das barracas da festa de setembro e fazia roupas pra minha barbie. Hoje eu nem vejo mais crianças brincando na rua. Estão atoladas na frente do pc, play2 e outras mordomias que lhes foi dada. Eles nem vão ter algo de bom para se lembrar quando tiverem adultos...

Fabrício Araújo -  O que eu sentia? Humm, talvez uma liberdade, que por incrível que pareça você não a tem depois dos 18 anos, como quase todo adolescente sonha. A liberdade de expressão - pois criança é inocente, ser livre de responsabilidades - quando o maior dos seus problemas é inventar e criar a próxima brincadeira - sonhar, energia a toda hora, ter um pouco de receio com o sexo oposto, desenhar, colorir, comer "porcarias" e por ae vai.
    Acho que o maior sentimento seria, poder e fazer o que quiser, claro que dentro dos limites impostos pelos pais, mas a ser livre como uma pipa no fim de tarde e deitar 9~10hrs da noite e falar para todos os seus amigos que viu um pouco da Tela Quente. Aprender os primeiros palavrões e se sentir o máximo pelo seus amigos não conhecerem aquela nova palavra. Fazer de qualquer objeto um novo brinquedo.
   Acho que a infância de hoje reflete muito a passagem de transição que tivemos.
   Como era bom unir o grupo e passar a tarde na biblioteca pesquisando e fazendo um trabalho chato de ciências. Mas hoje o que nos facilita é o que nos prejudica, como sempre foi e acho que sempre vai ser.
    Reviver uma infância "perfeita" vai do critério e "tempo" de cada pai, hoje é muito mais fácil para um pai colocar o filho na frente de um video-game ou computador em casa do que sentir a insegurança de um filho na rua, com monstros e acidentes/incidentes lá fora.
    Como Newton diz: "A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade..."
    O mundo evoluiu, as crianças se tornam "moças" e "rapazes" mais cedo, logo o tempo de infância vai cada vez se tornando mais uma vida de adolescente, e os adolescentes vivendo responsabilidades de adultos.
    Enfim, infância é necessária ser vivida com todos os valores e jeito que precisa ser.

Matheus Mundim - A infância era muito de boa, kkkkkk
tinha os campeonatos de yu-gi-oh, bayblaid e tudo mais...
lembro tbm que quando eu era bem mais novinho eu tinha um tamagoshi, meu primeiro.. dos bons ! kkkk
o bichinho ficava com fome de madrugada, minha mãe levantava pra dar comida pro meu tamagoshi.. DAHSDOIUHASDOISAHOIASUDHAOSIDHASOIDHUAS
depois ele morreu, todos ficamos tristes :/
dragãozinho :/

Letícia Souto - Sinto mais falta de reunir a mulecada da vizinhança na rua e brincar o dia inteiro, de tanta coisa muito mais legal do que computadores, vídeo games e etc... era polícia e ladrão, pega pega, ciranda, fazer o lanchinho na casa de alguém td mundo reunido, de pé no chão td sujo, comer pipoca e suco q alguma mãe fazia, e depois sair correndo pra brincar mais, de bola, pião, blayblaide... e as vezes um nintendo cm o jogo do super mário e aladim aah era td de bom. levantar cedo e ir para o sofá com um cobertor ver desenho animado... mais eram desenhos ótimos que hoje em dia nem se passa mais.
Sinto falta até de dar birra nas barracas da festa de setembro, pra ganhar as coisinhas mais simples, bolsinhas, celulares de mentira que pisca luzinha, tamagushi, minigame, "bolas do kiko" , mola maluca td colorida que eu usava como pulseira e achava que taava ahazando kk'. sinto muita falta de brincar de boneca sem maldade nenhuma cm as amiguinhas, etc. Afinal as crianças de hoje em dia tem infância ? pensam em namorar desde cedo, ver desenhos horríveis, e ja usam o computado o dia td... ngm hoje em dia sabe o quanto é bom, correr livre pela rua, jogar bola cm a turma td, liberdade essa que nunca mais teremos, nem mesmo depois dos 18... sinto falta até de me machucar nas corridinhas de bicicleta, rancar um pedaço do dedão na rua, kkk' então é isso, acho que td mundo hoje em dia sente falta da verdadeira infância, a infância de uma criança pura, inocente, livre, que não leva maldade em nada, principalmente, das brincadeiras inventadas que hoje em dia não se vê mais.

Leandro - A minha infância...bom, era normal, gastava muito dinheiro com kinder ovo, via muito desenho (scooby-doo, hantaro, bananas de pijamas, etc...) o que mais tinha no meu quarto era brinquedos. Imaginem só a bagunça que era quando eu os esparramava no quarto. Também tinha os meus amigos de infância é claro. O que eu acho da infância de hoje... infelizmente, muitas crianças não tem infância por causa da violência que está acontecendo nesses últimos 5 anos (bulling na escola, agressões em casa, etc).

   Devido a sinceridade dos participantes, presenteamos cada um com brinquedos bastante nostálgicos (Ex  : mini game , tamagoshi, aquaplay, etc...), confira as fotos de alguns participantes com seus presentes.

   OBS : As fotos são apenas das pessoas que compareceram na rádio para buscarem seus respectivos presentes, porém todos os receberam. 









Especial dia das crianças





 


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

"Eu minha cidade e a sustentabilidade para um mundo melhor..."

   No programa do dia 24/09, entrevistamos a professora  Dária Cristina Nunes que está coordenando um projeto bastante inovador em Lagoa Formosa o projeto "Eu minha cidade e a sustentabilidade para um mundo melhor"  está sendo desenvolvido pelos alunos da Escola Estadual "Coronel Cristiano" e será apresentado dia 29/09 na IV Tecno-Científica na escola , de 16 ás 22 horas.





   PRC - Explica pra gente, o que é o GDP?
 
  Dária - O GDP – Gente Desenvolvendo Progresso é um projeto do Governo Estadual , para as escolas públicas para melhorar a questão da pesquisa e do relacionamento social entre os alunos. Cada ano vem com um tema diferente, esse ano o tema da IV Feira da Escola Estadual “Coronel Cristiano “ é : “Eu minha cidade e a sustentabilidade para um mundo melhor”.


   PRC - Por que a escolha do tema “Eu minha cidade e a sustentabilidade para um mundo melhor” ?
 
   Dária - Esse tema foi escolhido através de uma reunião com todos os professores que estão participando do GDP e decidimos escolher um tema que tenha mais haver com nossa realidade,  que depende da nossa atitude para acontecer, porque a sustentabilidade começa a partir do momento que você tem consciência de que pode aproveitar os recursos naturais sem degradar muito o ambiente. Por isso o tema “ Eu minha cidade e a sustentabilidade para um mundo melhor”, que a nossa iniciativa faça as pessoas refletirem  na questão da conservação, através de dicas e ideias sustentáveis que estão sendo desenvolvidas pelo projeto.


    PRC - Quantos projetos estão sendo desenvolvidos ?

   Dària -  Temos 24 projetos escritos para a IV Feira do GDP da Escola Estadual “Coronel Cristiano”, com ideias bacanas e inteligentes para preservar e contribuir com a sustentabilidade.Convido a todos os ouvintes do Programa Racha Cuca, para a feira que acontecerá  dia 29/09 , as exposições serão de 16 ás 22 horas, vocês irão sair com muitas ideias sustentáveis para praticar em casa , no cotidiano que irão contribuir com o meio ambiente.

1ª Caminhada pela paz no trânsito em Lagoa Formosa




   No dia 22/09, ocorreu um movimento histórico em Lagoa Formosa : A 1 º Caminhada pela paz no trânsito com o tema “PARE PENSE E MUDE” , teve início ás 18 horas, com a saída em frente ao Estádio Santa Cruz na Beira d’Lagoa e contou com a participação de estudantes, professores, famílias, servidores públicos, Polícia Militar, fanfarra, entre outros.

   Com faixas, cartazes, apitos, paródias e a apresentação elogiável da fanfarra muitos moradores ficaram surpresos (uma vez que nunca havia ocorrido um movimento com este tema em Lagoa Formosa), alguns saíam de suas casas apenas  para espionarem, outros já se empolgavam e acabavam participando.

   Confira as fotos deste marco histórico em Lagoa Formosa :







   A 1 ª Caminhada pela paz no trânsito, não só como também a Semana Nacional do Trânsito  em Lagoa Formosa tomou proporções maiores que a esperada, conseguiram não só mover toda a comunidade , mas como também conscientizá-la a promover a paz não só no trânsito , andando na rua, ou respeitando o limite de velocidade dirigindo, mas em qualquer lugar que estejamos, sempre respeitando nosso bem maior : a vida , que também pertence ao próximo.


   " Ás vezes , não podemos dar um novo começo a certas histórias, 
mas podemos dar um novo final 
a cada uma de nossas próprias vidas..."