quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Resgate Cultural

Nosso 2º programa (dia 06/08/11) contou  com a participação de Ilmar Amaral Júnior, 21 anos, ex morador de Lagoa Formosa , que atualmente cursa direito na UFU , onde tem uma banda cover dos Beatles, que se chama “Black Jacks”.
             

Ilmar veio nos falar um pouco sobre um gênero de música que andava muito esquecido pelo povo brasileiro :A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, mas especificamente o movimento TROPICALISTA .
"O quê? Nunca ouvi falar..."

Calma vamos explicar...
 O universo musical brasileiro estava saindo dos embalos da bossa nova, quando mergulhou num movimento cultural contestador e vanguardista, em plena década de 60, a Tropícalia ou Tropicalismo.(Vale lembrar que nesta época o Brasil lutava contra as sementes iniciais da censura dos militares.)
 Tropicália não era exatamente uma nova modalidade musical, mas principalmente uma renovada forma de agir e de participar do cenário cultural nacional, com ares críticos e transformadores.

E foi com uma atitude despojada e muita vontade de experimentar novos ritmos e sons, que artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, Rogério Duprat e o grupo Mutantes encabeçaram nesse novo capítulo da música brasileira.Misturando elementos provenientes do rock ‘n roll, dos gêneros regionais e das populares canções de rádio, revolvendo todo esse “terreno” para semear e trazer sementes novas, misturar laranja com mamão ou abacateiro que amanhece, será tomate , anoitece e será mamão.

Esses artistas buscavam a criação de novidades estéticas capazes de oferecer uma nova perspectiva de arte, mundo, política e comportamento.

Em maio de 1968, começaram as gravações do álbum que seria o manifesto musical do movimento, do qual também participaram artistas como Gal Costa, Nara Leão, Os Mutantes, Tom Zé - além dos poetas Capinan e Torquato Neto e do maestro Rogério Duprat (reponsável pelos arranjos do LP).

O LP foi eleito em uma lista da versão brasileira da revista Rolling Stone como o segundo melhor disco brasileiro de todos os tempos.


Nunca ouviu? Clique aqui para -> BAIXAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário