domingo, 4 de setembro de 2011

Por que não aprender mais sobre a cidade em que vivemos?


  No programa do dia 03/09, como Lagoa Formosa estava no clima da festa Nossa Senhora da Piedade (conhecida também como Festa de Setembro), recebemos um convidado que conhece bastante não só sobre a festa (por ser coordenador da mesma por 7 anos) como também tem conhecimento sobre a história de nossa própria cidade, Lagoa Formosa. Célio Moreira da Fonseca, 53 anos, nascido e criado aqui em Lagoa Formosa, é autor de uma obra que teve um valor muito importante para nossa cidade. O livro  “DAS HISTÓRIAS DE COLO AO CANTO DA ALMA ", conta detalhadamente sobre a cultura e a origem de Lagoa Formosa. Célio atualmente é diretor da Escola Estadual Coronel Cristiano.


  
 A primeira manifestação pública da festa de Nossa Senhora da Piedade foi em 1856. A festa começou por ocasião do dia 8 de setembro em que se comemora a figura de Nossa Senhora da Piedade. Tudo começou em uma casa de oração (que se localizava mais ou menos onde se encontra a Escola “Sonhos e Mimos”)  pela devoção de uma família, com apenas orações e terços, onde terminavam com uma confraternização,normalmente as pessoas levavam os biscoitos e era servido o café (já que era a única bebida na época).

  A festa se tornou mais popular, com a estada de Frei Antônio Mariano Guggino, um padre italiano, que morou em Lagoa Formosa por volta de 19 anos, e fez com que a Igreja Nossa Senhora da Piedade se tornasse um santuário de Nossa Senhora da Piedade. Nesta época a festa cresceu muito, tanto na parte religiosa e social. Foi quando começou a surgir as barraquinhas e o parque de diversão, atraindo pessoas de várias cidades. Somente na década de 80 é que a festa tomou maior proporção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário